Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PF faz operação para prender 9 suspeitos de provocar queimadas na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia

Ação visa desarticular grupo que provoca danos ambientais em Porto Velho. Justiça também autorizou 12 mandados de busca e apreensão.



A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Kawyra, nesta quarta-feira (7), para prender 9 pessoas suspeitas de desmatar e provocar queimadas dentro da Terra Indígena Karipuna, em Porto Velho.


Segundo informações da polícia, a associação criminosa estava atuando na região da Terra Indígena Karipuna, no distrito de União Bandeirantes, e é especializada em desmatar, provocar queimadas, lotear e comercializar glebas de terra no interior da reserva.


A operação tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Exército Brasileiro. Ao todo, são cumpridos três mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão domiciliar e doze mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal da capital.


 De acordo com a polícia, as investigações da Operação Kawyra foram iniciadas depois da “Operação SOS Karipuna”, deflagrada em junho de 2019 também para combater desmatamento na região.



Na ocasião, foi descoberto que um grupo montou uma associação e uma empresa de georreferenciamento "para iludir supostos compradores de lotes no interior da Terra Indígena Karipuna", com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.



Os nove suspeitos, se forem presos, devem ser levados à sede da PF, mas apenas os três com mandados de prisão preventiva serão encaminhados para um presídio estadual de Porto Velho, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal. Os outros seis ficarão em prisão domiciliar.


O nome da ação, Kawyara, tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”. O termo faz referência à atuação para preservar a vegetação nativa da reserva indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.


Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários