Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rondônia registra menor índice de vacinação contra poliomielite no Brasil

No país mais de 6 milhões de crianças deixaram de ser vacinadas contra a pólio. Doença pode afetar os nervos e levar à paralisia.

Dados preliminares das secretarias de saúde apontam que Rondônia registrou o menor índice de vacinação contra poliomielite no Brasil, apenas 17,3%.


Já o Amapá teve o maior índice de vacinação, com 76,4%

Seguido de Pernambuco com 64% e

Paraíba com 61%

A campanha nacional de vacinação terminou na sexta-feira (30), mas em Porto Velho a imunização terminou na quinta (29), devido a mudança na data do feriado do dia do servidor público.


Até a segunda-feira (26), Rondônia havia vacinado cerca de 12,4 mil crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 11,7% do público-alvo, que é de 105 mil crianças de um a menores de cinco anos em todo o estado, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda conforme o ministério, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.


A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.


QUEDA: Metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas que deveria em 2020, apontam dados do Ministério da Saúde

CALENDÁRIO: Veja o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde

Esta semana um produtor rural de 50 anos que foi infectado pelo vírus no primeiro ano de vida contou ao G1 que a cada dia tenta superar as sequelas causadas pela paralisia infantil.

 Israel Souza mora atualmente na zona rural do município de Alta Floresta (RO). Ele tem esposa e uma filha de 6 anos.


"O fato de andar arrastando faz com que eu tenha dificuldade em desempenhar o serviço como eu queria. Mas na medida do possível, pro meu viver, consigo trabalhar", diz.

No sítio da família, Israel mexe com piscicultura e também tem habilidades com a marcenaria. O produtor destaca, que mesmo diante de toda a força de vontade em continuar fazendo atividades na roça, encontra dificuldades por conta da paralisia.


A doença em Israel evoluiu quando ele era criança e foi motivada devido à falta de vacina.

FONTE  G1/RO





Postar um comentário

0 Comentários