Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Incerteza na economia registra queda em dezembro

 Publicado em quarta-feira, 30 Dezembro, 2020 - 17:29 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Índice medido pela FGV recuou 3,5 pontos no mês passado

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE), medido pela  Fundação Getulio Vargas, recuou 3,5 pontos em dezembro, na comparação com novembro, encerrando o último mês do ano em 142,3 pontos. O desempenho está 27,2 pontos acima do nível de fevereiro, antes do início da pandemia no Brasil.  No acumulado de doze meses, o indicador teve alta de 30 pontos. 


O resultado também ficou 5,5 acima do nível máximo já alcançado pelo país, em setembro de 2015, quando agências de classificação de risco para investimentos rebaixaram a nota do Brasil.


O indicador mede a incerteza da economia brasileira, a partir de informações coletadas nos principais jornais brasileiros, no comportamento do índice Ibovespa e nas expectativas do mercado financeiro.


A economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, Ana Carolina Gouveia, explicou que o ideal é que o indicador esteja abaixo de 100 pontos, considerado o  nível de neutralidade, no qual incertezas não estariam influenciando a economia. 


Ana Carolina avalia, no entanto, que o recuo de dezembro foi positivo - influenciado pelas notícias do início da vacinação contra o novo coronavírus em vários países - mas poderia ter sido maior.


A série histórica do Indicador de Incerteza da Economia teve início em janeiro de 2000. A  média  do indicador a partir da crise de 2015 até fevereiro deste ano estava em torno de 115 pontos, nível considerado desconfortável para que o empresariado invista e famílias voltem ao consumo. Durante a pandemia essa média subiu para 164. 


Edição: Ana Pimenta da EBC.

Postar um comentário

0 Comentários