Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

MPF alerta Ministério da Saúde que oxigênio medicinal pode acabar em cidades de Rondônia na próxima semana

 Empresa que fornece oxigênio para hospitais de 33 cidades informou ao MPF que quantidade do insumo garantido pelo Ministério não será suficiente. Rondônia tem mais de 850 pacientes internados com a Covid-19.


A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, um ofício alertando sobre o risco de desabastecimento de oxigênio medicinal em Rondônia a partir do dia 24 de março. Segundo o documento, a quantidade do produto estimada há cerca de dez dias e prometida pelo Ministério se tornou insuficiente devido ao rápido crescimento da demanda.


O ofício foi enviado pelo procurador da República em Rondônia, Raphael Bevilaqua, à PGR, que encaminhou o documento ao Ministério da Saúde na noite da sexta-feira (19). A pasta tem até a segunda-feira (22) para informar as medidas que serão adotadas.


No dia 12 de março, o MPF em Rondônia havia realizado um alerta ao Governo Federal e solicitado a adoção de providências urgentes para evitar o desabastecimento de oxigênio no estado. Na época, relatórios apontavam para o risco iminente da falta do insumo, com estoque para apenas 15 dias.


O Ministério da Saúde respondeu que garantiria 80 mil m³ por mês para os estados de Rondônia e Acre, sendo enviados em remessas três vezes por semana. No entanto, de acordo com o ofício do MPF, esse volume de oxigênio não é mais suficiente.


Prefeitos falam sobre risco iminente de desabastecimento de oxigênio em RO: 'Se faltar vai ser caos total'

Governo de RO diz que não há falta de oxigênio no estado e que toma medidas de prevenção para evitar desabastecimento


Uma empresa que realiza o abastecimento de oxigênio em 33 municípios de Rondônia e em alguns hospitais de Porto Velho informou ao MPF que agora sãos necessários 160 mil m³ por mês, além dos 80 mil m³ que a própria empresa garante fornecer.


Ainda de acordo com essa empresa, os 5 mil m³ que chegaram em Porto Velho na última sexta-feira (19) só abasteceria o Hospital Municipal de Ariquemes por dois dias. A solução apresentada é o transporte diário de oxigênio.


Piscicultores doam cilindros de oxigênio para hospitais de Ariquemes, RO

Covid-19 em Rondônia

Rondônia está há cerca de dois meses com a lotação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais públicos. De acordo com boletim divulgado pelo Governo do Estado na última sexta-feira (19), 856 pacientes estavam internados em enfermarias e UTIs com a Covid-19 e cerca de 150 aguardavam por um leito.


Neste sábado (20), 15 pessoas precisaram ser transferidas para o Amazonas por falta de vagas nos hospitais de Rondônia. Desde o início da pandemia, 3.589 moradores morreram no estado com a doenç


Por G1 RO

Postar um comentário

0 Comentários