Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alta Floresta: Produtores reclamam de escassez de mão de obra para realizar colheita do café

 

Os meses de abril e maio é o ápice da colheita do café em Rondônia e as atividades da cadeia produtiva continuam a todo vapor, onde Alta Floresta já tem produtor que iniciou a colheita. Apesar de um cenário de crise, existe produtores que estão enfrentando dificuldades para conseguir mão de obra para realizar a colheita.

A colheita em Rondônia inicia oficialmente no dia 10 de abril, conforme prevê a Lei Estadual nº 3.516, de 17 de março de 2015. Essa data serve como referência para o produtor iniciar a colheita do café em ponto de maturação adequado, visando maior rendimento e qualidade, isso se dá quando pelo menos 80% dos frutos estiverem no ponto cereja, mais já existe produtores atrás de mão de obra e reclamam de escassez, onde diferente de outros anos, estão entrando em contato com nossa redação atrás de colhedores.  

A colheita do café é predominantemente realizada de forma manual pelas famílias dos cafeicultores. A prática da colheita semimecanizada ainda é pouco utilizada, isso está relacionado ao tamanho das lavouras, que na média não ultrapassam quatro hectares, logo o investimento em colhedoras não compensa.

Um fator que tem chamado a atenção, agora em 2021, é a previsão de que algumas lavouras devem ter um rendimento mais baixo em relação ao ano passado por influência climática, mas pode ser compensadas as possíveis perdas, com um preço aparentemente melhor esse ano.



Fonte Redação do Portal Princesa Web


Postar um comentário

0 Comentários