Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Homens são flagrados transportando mercúrio ilegal para abastecer garimpo em Porto Velho

 Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Velho durante fiscalização na BR-364, distrito de Nova Mutum Paraná. Eles estavam transportando mercúrio ilegalmente. A ocorrência foi registrada na terça-feira (1).


Durante a tarde, os agentes que fiscalizavam a área pararam o veículo e após revista encontraram 16 frascos de mercúrio, com 1 kg cada um, escondidos em um compartimento secreto no painel do carro dos suspeitos.


Eles confessaram que o produto foi adquirido em Guajará-Mirim (RO) e seria repassado para garimpeiros de Porto Velho.


A dupla foi levada à Delegacia de Polícia Federal na capital por crime de contrabando e também por crime ambiental.

Dupla deve responder por crime de contrabando e crime ambiental.



Homens são flagrados transportando mercúrio clandestinamente para abastecer garimpo em Porto Velho  — Foto: PRF/Divulgação

Homens são flagrados transportando mercúrio clandestinamente para abastecer garimpo em Porto Velho — Foto: PRF/Divulgação

A extração ilegal de ouro na Amazônia depende de um elemento altamente tóxico: o mercúrio. Mas o material envenena os rios e ameaça a saúde de toda a população da região.


O mercúrio tem a venda controlada no Brasil, mas toneladas chegam ilegalmente aos garimpos todos os anos. Uma investigação internacional, gravada antes da pandemia, mostrou no Fantástico os caminhos do contrabando.


Fonte: G1/RO


Postar um comentário

0 Comentários