Últimas

6/recent/ticker-posts

Homens são flagrados transportando mercúrio ilegal para abastecer garimpo em Porto Velho

 Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Velho durante fiscalização na BR-364, distrito de Nova Mutum Paraná. Eles estavam transportando mercúrio ilegalmente. A ocorrência foi registrada na terça-feira (1).


Durante a tarde, os agentes que fiscalizavam a área pararam o veículo e após revista encontraram 16 frascos de mercúrio, com 1 kg cada um, escondidos em um compartimento secreto no painel do carro dos suspeitos.


Eles confessaram que o produto foi adquirido em Guajará-Mirim (RO) e seria repassado para garimpeiros de Porto Velho.


A dupla foi levada à Delegacia de Polícia Federal na capital por crime de contrabando e também por crime ambiental.

Dupla deve responder por crime de contrabando e crime ambiental.



Homens são flagrados transportando mercúrio clandestinamente para abastecer garimpo em Porto Velho  — Foto: PRF/Divulgação

Homens são flagrados transportando mercúrio clandestinamente para abastecer garimpo em Porto Velho — Foto: PRF/Divulgação

A extração ilegal de ouro na Amazônia depende de um elemento altamente tóxico: o mercúrio. Mas o material envenena os rios e ameaça a saúde de toda a população da região.


O mercúrio tem a venda controlada no Brasil, mas toneladas chegam ilegalmente aos garimpos todos os anos. Uma investigação internacional, gravada antes da pandemia, mostrou no Fantástico os caminhos do contrabando.


Fonte: G1/RO


Postar um comentário

0 Comentários