Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Descarga elétrica de placas solar mata gado e prejuízos chega a 100 mil

 

Pecuarista de leite perdeu parte do rebanho após uma descarga elétrica no galpão; Suspeita-se que tenha ocorrido  solares do telhado!


A utilização da energia solar tem crescido e o agronegócio tem impulsionado a utilização da nova tecnologia que ajuda a reduzir os custos fixos com energia elétrica, principalmente em propriedades leiteiras, onde a utilização é grande por conta dos maquinários que são utilizados, como ordenha, tanque de resfriamento e etc. Porém, nem tudo são flores, sistema pode ter matado rebanho do produtor que amarga prejuízo!


Uma tragédia envolvendo o sistema, gerou um prejuízo de quase R$ 100.000,00 para o pecuarista que perdeu mais de 14 animais, além do funcionário que quase morreu no acidente. Confira as imagens e os áudios abaixo e entenda como esses sistemas podem trazer riscos!

Segundo as informações, os animais estavam alojados em um galpão onde aguardavam para serem ordenhados, ao todo tinham quase 50 animais dentro do local. Um funcionário que realizava o manejo das vacas, ao notar que a estrutura começou a se energizar, e viu os primeiros animais começarem a cair se assustou.



Neste momento, o rapaz conseguiu abrir a porteira e alguns animais fugiram do local. Mas já era tarde, cerca de 14 vacas em lactação acabaram morrendo na hora no local e uma outra estava em estado grave, segundo o áudio abaixo. O prejuízo passa de R$ 100 mil reais com a morte dos animais.

No telhado do galpão, foi instalado placas solares para que a propriedade pudesse reduzir os custos com energia elétrica e trabalhar de forma sustentável. Suspeita-se que tenham ocorrido falha no sistema, o que gerou descarga elétrica na estrutura.


Segundo o relato de pessoas próximas a fazenda, técnicos e peritos estão realizando os levantamentos, já que as placas estão na garantia e possuem apenas 3 anos de uso. O proprietário também contratou um perito particular!


Mas afinal, isso pode acontecer com uma placa solar?

Danos causados nos arranjos fotovoltaicos (chuvas de granizo, incêndio, curto-circuito, dentre outros) também podem criar novos caminhos de circuito, que podem fluir ao longo da estrutura e dos racks do sistema, bem como através de telhados metálicos e calhas de uma edificação.


Embora cada módulo do sistema fotovoltaico esteja danificado, o sistema ainda está produzindo mais de 650 volts de circuito aberto e quase 9 amperes de corrente de curto-circuito. Esta é uma quantidade letal de eletricidade CC, como você pode ver pelo arco elétrico.



Se o arco passar da estrutura para um telhado metálico, isto pode eletrificar um duto de gás no telhado e escadas encostadas contra o telhado. Isso demonstra que, ao responder a incidentes envolvendo sistemas fotovoltaicos danificados, existe uma ameaça de exposição do pessoal de serviços de emergência a riscos não previstos. Principalmente quando esses danos são submetidos à agua na tentativa de extinguir um eventual incêndio.


Fonte - Compre Rural

Postar um comentário

0 Comentários