Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Número de cirurgias vai ser ampliado no Hospital Regional de Cacoal


A partir desta quarta-feira (18), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), passa a ampliar o número de cirurgias eletivas a serem realizadas no Hospital Regional de Cacoal (HRC). A medida só é possível, graças à redução significativa dos casos de covid-19 no Estado e a redução do número de pacientes internados.

Referência no enfrentamento à covid-19, o HRC precisou reorganizar toda a sua estrutura para atender pacientes com a doença na 2ª Macro Região de Saúde, responsável pelo atendimento de pacientes de mais de 30 municípios rondonienses, de Ariquemes a Vilhena.

“No período de pico da doença, a média de internação no HRC passou de 50 pacientes por dia. Para atender a demanda, precisamos reorganizar a estrutura e destinamos, por exemplo, a enfermaria da Clínica Cirúrgica para o atendimento de pacientes com covid-19”, explica o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Gomes.



Segundo o diretor do HRC, essa enfermaria voltará a sua função original, sendo destinada à internação de pacientes para o tratamento de pós-operatório. É por isso que a unidade hospitalar vai poder ampliar o número de cirurgias eletivas a serem realizadas.


“Ver hoje uma doença que está muito mais controlada, uma população vacinada e sentir que é possível devolver essa clínica para, de fato, a função que ela tem, nos deixa muito feliz e emocionados. Traz vigor ao coração, uma sensação de missão cumprida. Se por ventura, mas esperamos que não, a doença tiver outro pico e for necessário fazer tudo de novo, a gente faz”, destaca o médico Claudemir Barros, diretor técnico do HRC e coordenador da enfermaria covid.


Esta nova fase do Hospital Regional de Cacoal foi marcada por um momento de louvor, em frente à Clínica Cirurgia. Hinos foram entoados, orações foram feitas e palavras emocionadas foram ditas. Um momento de esperança para os servidores da Saúde e para os pacientes que têm necessidade e aguardam na fila a chance de fazer a cirurgia.


“Esse momento representa um novo ciclo, uma nova fase! significa que a gente venceu essa primeira etapa da luta. Com dificuldades, mas sempre com a união e apoio de todos. Simboliza unidade, força, perseverança e, acima de tudo, resiliência. Todo mundo teve que se transformar e os profissionais da Saúde mais ainda”, emociona-se Claudemir Barros.


A partir de agora, 32 leitos que antes estavam ocupados por pacientes em tratamento contra a covid-19, serão utilizados para a internação de pacientes que aguardam por cirurgias, onde esperam o restabelecimento da saúde e ter mais qualidade de vida.


“Apesar da gente saber que ainda existe covid, apesar do hospital ainda possuir outros setores voltados ao atendimento covid, devolver essa ala para outros atendimentos é especial. Hoje passamos a fazer mais cirurgias, podendo internar mais pacientes, podendo garantir o pós-operatório que é feito na Clínica Cirúrgica. Estamos, aos poucos, retomando uma vida próxima ao normal”, conclui o diretor diretor técnico do HRC.


CIRURGIAS NÃO PARARAM


Mesmo diante da redução de leitos na unidade hospitalar, devido à necessidade de reorganizar a estrutura do Hospital Regional de Cacoal para o enfrentamento à covid-19, as cirurgias não deixaram de ser realizadas, serviço que agora será ampliado.

Entre janeiro e julho de 2021, 2.343 cirurgias foram feitas no HRC. Praticamente metade dessas cirurgias, 1.166, foram na especialidade de Ortopedia. Além disso, foram realizadas 22 cirurgias oncológicas, 173 na área de ginecologia e 153 cirurgias gerais.


CLASSIFICAÇÃO DE CIRURGIAS POR ESPECIALIDADE 


CIRURGIA- ESPECIALIDADE TOTAL

Ortopedia 1166

Oncologia 222

Ginecologia 176

Cirurgia geral 153

Clínica Geral 130

Mastologia 68

Cabeça e pescoço 66

Cirurgia plástica 65

Buco-maxilo 64

Dermatologia 51

Cirurgia Pediátrica 42

Dermatologia Oncologia 42

Vascular 26

Oftalmologia 25

Neurocirurgia 18

Urologia 14

Odontologia 7

Otorrino 3

Odontopediatria 2

Odontopediatria PNE 2

Total 2343

Fonte

Texto: Giliane Perin

Fotos: Giliane Perin

Secom – Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários