Últimas

6/recent/ticker-posts

Fórum retoma julgamentos no tribunal do júri com protocolo de prevenção covid-19

 O Tribunal do Júri é composto por um juiz presidente e vinte e cinco jurados, dos quais sete serão sorteados para compor o conselho de sentença e que terão o encargo de afirmar ou negar a existência do fato criminoso atribuído a uma pessoa. Assim, é o cidadão, sob juramento, quem decide sobre o crime.



O colegiado popular realiza o julgamento ao responder quesitos, que são as perguntas que o presidente do júri faz aos jurados sobre o fato criminoso e demais circunstâncias essenciais ao julgamento.


Os jurados decidem sobre a matéria de fato e se o acusado deve ser absolvido. Assim, o júri responde quesitos sobre materialidade do crime (se o delito aconteceu), autoria (se o acusado cometeu o delito que lhe está sendo imputado), se o acusado deve ser absolvido, causas de diminuição da pena e atenuantes, causas de aumento e qualificadoras etc.


Dessa forma, o Tribunal do Júri significa um mecanismo do exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade. Isso porque o órgão permite ao cidadão ser julgado por seus semelhantes e, principalmente, por assegurar a participação popular direta nos julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário.


Devido aos protocolos de prevenção contra a COVID-19, o acesso ao plenário será limitado. Mas os interessados poderão acompanhar os julgamentos pelo aplicativo Google Meet através do link:

https://meet.google.com/vgf-ehfh-daz?pli=1&authuser=0



Fonte:Assessoria Fórum Min. Aliomar Baleeiro



Postar um comentário

0 Comentários