Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

NOVEMBRO AZUL E OS HOMENS

 

O mês de novembro é dedicado aos homens. Estamos falando da campanha Novembro Azul, uma ação que acontece no mundo e no Brasil para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o site Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo que as maiores vítimas são aqueles a partir de 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.


Para se prevenir contra a doença e investigar os sinais e sintomas é necessário que sejam realizados dois exames: toque retal e exame de PSA (exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata).

Sabemos que os homens têm resistência a ir ao médico e fazer exames de rotinas. Quase 40% dos homens até 39 anos e 20% com mais de 40 anos só vão ao médico quando se sentem mal. No caso do exame de toque retal, ainda há muito tabu devido à permanência de uma cultura machista. Esse tipo de pensamento e atitude é um grande risco para saúde masculina.

Apoio Portal Radio Princesa web.


Postar um comentário

0 Comentários