Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alt da Imagem

Inicia na região da Zona da Mata 8ª edição do projeto “Enxergar”; estão previstos mais de mil procedimentos oftalmológicos

 

Iniciou nessa terça-feira (21) e se estende até o dia 23 de dezembro em Rolim de Moura, a 8ª edição do projeto “Enxergar”, que tem como objetivo reduzir as filas de pacientes da Zona da Mata a espera por  cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos). Nestes dias estão previstos 1.300 procedimentos oftalmológicas.


O projeto “Enxergar” foi desenvolvido pelo Governo de Rondônia e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nessa etapa serão atendidos os pacientes dos municípios da região da Zona da Mata: Rolim de Moura; Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre Castanheira; Novo Horizonte; Nova Brasilândia do Oeste; Santa Luzia d’Oeste; Parecis e São Miguel do Guaporé (região do Vale do Guaporé).


De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Máximo, serão realizas 800 cirurgias de catarata e 500 de pterígio (carne crescida nos olhos), totalizando 1.300 operações oftalmológicas. “O paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), para realizar os procedimentos de praxe e receber o encaminhamento para a regulação de consulta e exame oftalmológico. Para o paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral, a fim de que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso. Infelizmente muitos dados estão desatualizados e a equipe não consegue entrar em contato com o paciente; o item mais desatualizado é o telefone. Essas cirurgias estão previstas para o início do mês de janeiro de 2022”, frisou.


A aposentada Inês Bressanini da Silva, moradora  de Alta Floresta d’Oeste comemorou a chegada do projeto na região da Zona da Mata.  “Só tenho que agradecer ao governo por trazer a cirurgia para nós. Há mais de oito anos que sofro com catarata e o “Enxergar” é muito bom. Não temos condições de pagar pela cirurgia, nem condições de fazer óculos; ganhar a cirurgia é um presente de Natal”.


O operador de máquinas pesadas, Alceu da Silva Martins, relatou que há mais de quatro anos aguarda para fazer a cirurgia. “Sou muito grato ao Governo de Rondônia, por trazer o projeto ‘Enxergar’. Meu olho esquerdo vejo tudo embaçado, enfumaçado. Agora com a chegada da cirurgia vou ter a minha qualidade de vida devolvida”.


Segundo o vice-governador José Jodan, a missão do Governo de Rondônia é trabalhar em favor da população, com ações que melhoram a qualidade de vida do cidadão. “O projeto ‘Enxergar’ é de suma importância para a população, fico feliz que a região da Zona da Mata, está sendo contemplada”, finalizou.


A secretária regional da Casa Civil, na Zona da Mata, Eliene Siqueira, enfatizou que o Poder Executivo tem desenvolvido diversas ações na região para a população. “Recentemente recebemos a entrega de mais de 200 equipamentos de mobilidade para pessoas com deficiências; também foi realizado o “Saúde no Interior” onde foram feitos aproximadamente três mil procedimentos. Além disso, drive-thur de vacinação e outras ações que demonstra o comprometimento e ação humanitária do governador Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan com a população”, ressaltou.


O evento contou com a presença do prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio, do prefeito de Castanheiras, Cícero Godói, do presidente da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, Claudinei Fernandes, dentre outras autoridades.






Fonte

Texto: Ricardo Barros

Fotos: Italo Ricardo e Ricardo Barros

Secom – Governo de Rondônia




Postar um comentário

0 Comentários