Últimas

6/recent/ticker-posts

Viagem histórica sem sair de casa: conheça o Museu da Imagem de Vilhena, RO

MIV é considerado o maior resgate imagético histórico de Vilhena. Veja como conhecer.


A visita virtual e gratuita do Museu da Imagem de Vilhena (MIV) já está funcionando. Até esta quarta-feira (15), estão disponíveis 5.875 fotos que ajudam a contar a História do município.

No museu online, o público pode navegar pelo desenvolvimento urbano, esportivo, cultural, arquitetônico e político da cidade.


Segundo a prefeitura, essa é a maior iniciativa de resgate imagético histórico de Vilhena.


Como o museu foi montado?

O MIV nasceu com a ajuda da população. A ideia partiu da prefeitura em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

 Nas redes sociais a prefeitura convidou moradores, entidades públicas, empresas, escolas e jornalistas para "emprestarem" fotografias antigas da cidade. As imagens foram digitalizadas, passaram por uma curadoria e na sequência foram incluídas no sistema do museu.


"A intenção é transformar arquivos guardados em caixas ou armários em uma história viva, que pode ser consultada publicamente. O acervo continuará sendo atualizado constantemente conforme novas contribuições forem sendo feitas", explicou a organização do museu.

Como ajudar?


Quem ainda tem fotos antigas da cidade e quer participar da construção do MIV pode levar as imagens à Secretaria Municipal de Comunicação, localizada na Prefeitura de Vilhena. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

No local, uma equipe fará a digitalização da fotografia e minutos depois devolverá a imagem original ao dono.

"A gente conseguiu um acervo de mais ou menos 10 mil fotos até o momento, porque é um projeto que não acaba. Ele vai continuar enquanto houverem fotos impressas para serem digitalizadas", disse o secretário municipal de comunicação, Herbert Weil.

Imagem antiga do aeroporto de Vilhena (RO). A Viação Aérea São Paulo foi uma companhia aérea comercial brasileira. A companhia deixou de operar em 2005. — Foto: Museu da Imagem de Vilhena/Reprodução

Imagem antiga do aeroporto de Vilhena (RO). A Viação Aérea São Paulo foi uma companhia aérea comercial brasileira. A companhia deixou de operar em 2005. — Foto: Museu da Imagem de Vilhena/Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários