Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Explosão de casos de Covid pode ser mascarada por apagão de dados

 Desde o ataque, diversos estados deixaram de reportar novos casos e mortes por Covid, muitos deles justificando falta de acesso aos dados


Apesar de parecer ter dado uma trégua nos indicadores de hospitalizações e óbitos, com a média móvel de mortes abaixo de 150 por 20 dias consecutivos, médicos e especialistas afirmam que a pandemia de Covid-19 no Brasil pode estar crescendo de maneira acelerada.


Isso porque, além da queda no sistema de notificação oficial do Ministério da Saúde desde o início de dezembro, quando sofreu um ataque cibernético, os dados enviados à pasta pelos governos estaduais e municipais, que já sofriam um represamento em outros momentos da pandemia, podem estar consideravelmente subnotificados.


Desde o ataque, diversos estados deixaram de reportar novos casos e mortes por Covid, muitos deles justificando falta de acesso aos dados do ministério, extraídos dos portais de notificação, ou dificuldades em inserir os dados no sistema federal.


Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Roraima disse que ainda não tem sido possível atualizar de forma completa os dados em virtude da dificuldade de acesso aos sistemas do ministério.

Por - Ana Botallo
São paulo, SP

Jornal de Brasilia 

Postar um comentário

0 Comentários