Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Força Nacional reforça segurança no território Xipaya, após indígenas denunciarem invasão de garimpeiros

 Indígenas perceberam a movimentação e se aproximaram dos garimpeiros, que reagiram com ameaças. Lideranças de várias aldeias mandaram mais de 100 guerreiros até a região, mas quando chegaram ao local os garimpeiros não estavam mais lá.


A Polícia Federal anunciou o reforço da segurança na Terra Indígena Xipaya, no sudoeste do Pará. Agentes da Força Nacional já estão no local. Na quinta-feira (14), lideranças indígenas denunciaram a invasão de garimpeiros na região.


A denúncia foi feita na quinta-feira (14) à noite. A cacique Juma Xipaya procurou a Polícia Federal e a Funai e relatou a tentativa de invasão na aldeia Karimã. O território de 179 mil hectares está localizado em Altamira, no sudoeste do Pará, a 830 quilômetros de Belém.

Nesta sexta, uma equipe do Ibama sobrevoou a floresta e também não os encontrou.


A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas cobrou do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal "a adoção de providências e medidas urgentes para garantir a proteção e a integridade física dos membros da Terra Indígena Xipaya".


Segundo ela, dezenas de garimpeiros chegaram em uma balsa pelo rio Iriri, atracaram em frente à aldeia e começaram a montar uma estrutura para extração irregular de ouro.


“Eles têm muito transporte para poder fugir nesses momentos. E a balsa é de dois andares, são equipamentos muito grandes e caros. Não são qualquer garimpeirozinho, não. São garimpeiros potentes”, diz Juma Xipaya, cacique.

Indígenas perceberam a movimentação e se aproximaram dos garimpeiros, que reagiram com ameaças.


“Eu encostei, conversei com eles, e aí eles ficaram bravos comigo porque eu comecei a bater umas fotos. Eles ameaçaram jogar meu celular na água. Eu falei: ‘Mas você não pode isso’”, conta o cacique Francisco Curuaia.


“Colocamos essa informação nas redes e pedimos ajuda, porque naquele momento fiquei em pânico, em desespero, porque a gente não tinha notícia dos homens que tinham descido. Aí todas as outras lideranças das outras aldeias desceram para fazer esse contato, para expulsar esses garimpeiros do território”, diz a cacique Juma.

Lideranças de várias aldeias mandaram mais de 100 guerreiros até a região do conflito para proteger o território, mas quando chegaram ao local os garimpeiros não estavam mais lá.


"Subimos um pouco e não avistamos nada da balsa. Não tem condições deles terem subido ou descido, porque uma balsa não anda tão rápido. Então, com certeza, eles estão escondidos em algum lugar. A preocupação continua", afirma a cacique.



Nesta sexta-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou uma operação para reforçar a fiscalização e a segurança na Terra Xipaya, onde vivem mais de 200 indígenas. Segundo a Polícia Federal, que coordena a ação, soldados da Força Nacional já estão no território e outras equipes da PF e da Funai estão a caminho.


“A gente denuncia. Espero que não aconteça no território Xipaya e em nenhum território do país. Nenhum tipo de território merece esse tipo de agressão, nenhum ser humano merece esse tipo de violência”, afirma Juma.

Fonte G1

Postar um comentário

0 Comentários