Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Indígenas protestam em Porto Velho pedindo medicamentos e profissionais de saúde na Casai


Manifestação é pacífica. Casai negou à Rede Amazônica que faltam profissionais para atender os indígenas.

Indígenas das etnias Karitiana, Karipuna de Rondônia e Kassupá ocuparam a sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Porto Velho nesta sexta-feira (1º), em uma manifestação pacífica que reivindica melhorias e respeito nos atendimentos e decisões que envolvem a saúde dos povos indígenas.


"Nós precisamos de respeito, queremos saúde sem preconceito", comentou um dos manifestantes.

Segundo os indígenas, o serviço de saúde oferecido pela Casai está defasado. No polo faltam medicamentos e não há profissionais suficientes para atender a comunidade.


"Não tá tendo atendimento por parte da enfermagem, falta plantonista, só técnico de enfermagem no dia. Nós temos muitos pacientes oncológicos aqui na Casai, por isso que estamos reivindicando atendimento de qualidade", apontou.


O segundo motivo do protesto, de acordo com os manifestantes, é a demissão de uma funcionária da saúde que trabalhou por cerca de 11 anos nas aldeias.


"A comunidade toda não aceita a demissão dessa funcionária. Nós estamos aqui reivindicando a volta dela, porque a gestão não consultou a comunidade indígena. Nós queremos saúde de qualidade e exigimos respeito. A profissional que respeita a gente, que tem 11 anos de carreira, foi demitida sem a consulta do Conselho [indígena]. Pra gente isso é um desrespeito", comenta um manifestante.


O que diz a Casai?

À Rede Amazônica, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Angelo Bernal, responsável pela Casai, negou a falta de profissionais para atender as comunidades indígenas.


 Segundo ele, o corpo de profissionais é formado por 50 pessoas, entre médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e motoristas. Esses profissionais são responsáveis por 350 indígenas distribuídos por oito aldeias.


Uma reunião entre a coordenação da Casai e os manifestantes foi realizada já no fim da tarde desta sexta-feira (1º). De acordo com Angelo Bernal, foi estabelecido um acordo onde ele prometeu avaliar as reivindicações das etnias e apresentar uma resposta até a próxima semana. Em troca, os manifestantes concordaram em encerrar o protesto.

Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários