Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste inicia campanha contra as queimadas urbanas e rurais

 

A prefeitura municipal de Alta Floresta D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri) lança Campanha de Prevenção às Queimadas. O objetivo da ação é levar conscientização a população para não fazerem queimadas em quintais urbanos e em áreas rurais.


Segundo a engenheira ambiental e diretora de meio ambiente da Semagri, Crislaine Jordão, as queimadas são um problema para o desenvolvimento da nossa região, mesmo com as campanhas de conscientização ainda há registros elevados de foco de incêndios.


“Isso infelizmente causa danos não só ao meio ambiente, mas também na saúde dos habitantes. Nesse período de seca os problemas respiratórios na população cresce, somados aos casos de covid-19 e da fumaça gerada pelas queimadas temos um cenário preocupante,” descreve Crislaine Jordão.


Além disso, é crime a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causando risco de incêndio para as habitações locais, destruindo a vegetação e podendo causar a morte de animais que ocupem as redondezas. 


A vedação para as queimas estão expressas no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Lei n° 1.667/2022 e na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, que descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.


Texto: Dhiony Costa e Silva

Imagens: Gabriel Rodriges

Decom – Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste

Postar um comentário

0 Comentários