Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Desaparecimento de trilheiro na Serra do Mar completa sete anos e segue como mistério

 Kamal Robler Guster, de Santo André, sumiu em 2015 aos 34 anos durante a travessia entre São Paulo e Itanhaém. No último dia 4, um homem e uma mulher desapareceram em outra trilha na Zona Sul de São Paulo.

O desaparecimento do trilheiro Kamal Robler Guster aos 34 anos, no dia 3 de maio de 2015, na travessia entre a cidade de São Paulo e o litoral do estado pela Serra do Mar segue como mistério. O homem era de Santo André, no ABC Paulista, e integrava um grupo de 15 pessoas, quando sumiu na mata. Até hoje, nenhum objeto pessoal ou qualquer vestígio de Kamal foi encontrado.

Na terça-feira (13), completou 10 dias que um homem e uma mulher estão desaparecidos em outra trilha no extremo da Zona Sul de São Paulo (leia mais abaixo).

O caso de Kamal foi investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, que ouviu testemunhas e abriu inquérito para tentar descobrir o que aconteceu. O caso foi relatado ao Poder Judiciário em 2017 e arquivado sem solução no mesmo ano pelo Tribunal de Justiça.


Amigos que estavam na travessia foram ouvidos pelo g1 e afirmaram que mesmo após o fim das buscas feitas pela polícia e bombeiros, as ações foram mantidas por conhecidos por cerca de seis meses. Faixas foram colocadas na mata, indígenas foram informados e recompensas oferecidas.

O explorador Divanei Goes de Paula, que fazia parte do grupo naquela manhã fria de maio, contou o que ocorreu no último dia em que Kamal foi visto:

Grupo de 15 pessoas começa trilha de São Paulo a Itanhaém pela Serra do Mar
Uma pedra se solta e atinge um dos integrantes do grupo
Kamal e mais um integrante, que estavam à frente do grupo, não escutam o que ocorreu e seguem a travessia
Parte do grupo inicial volta e leva o ferido para o hospital
Kamal e o parceiro dormem sozinhos na trilha
O restante do grupo acampa e espera a dupla no começo da trilha
Kamal e o parceiro acordam e percebem que a água está gelada
O parceiro de Kamal tem uma calça especial para travessia na água e decide seguir a trilha pelo leito do rio
Kamal, sem a calça, decide ir pela mata e encontrar o parceiro 80 metros adiante
Foi a última vez que os dois se viram
O parceiro encontrou o restante do grupo no fim do trilha em uma aldeia indígena
Eles acampam à espera de Kamal e depois fazem buscas por 6 meses sem sucesso


Separação da dupla
“[Kamal] Ia cortar pelo mato e encontrar o outro depois de uns 80 metros. Coisa boba. Ele subiu, escalou um pedaço, passou pela mata, cruzou o morro para encontrar o menino que estava pelo rio. O menino esperou e ele não apareceu mais.”

“Comprovamos com o GPS que ele [o parceiro de Kamal] voltou. Estava tudo marcado. Procurou o Kamal e nada, mas estava na parte plana [do trajeto] e seguiu para encontrar com o Kamal na tribo. O Kamal já tinha feito essa trilha uma vez e conhecia o caminho”, complementa Divanei.

Hipótese
Para Divanei, o que ocorreu com Kamal pode ter sido semelhante ao que aconteceu em junho, na Serra do Gigante, o pico mais alto do Vale do Ribeira. Um trilheiro foi resgatado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo no dia 20, após sofrer uma fratura exposta no braço por uma queda de cerca de 7 metros.


A vendedora Marli dos Anjos Valadão, de 32 anos, e José Jackson Alencar, de 25 anos, estão desaparecidos desde o dia 4 de dezembro quando foram atingidos por uma cabeça d'água durante uma trilha na Zona Sul de São Paulo na Cachoeira da Usina. O Corpo de Bombeiros analisa a retomada das buscas.

Marli e Jackson estavam com um grupo de oito pessoas numa trilha, que leva até o Poço das Virgens. Segundo a corporação, mais de dez bombeiros participaram das buscas por terra e água.

Por Redação
Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários