Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ministério da Saúde resgata indígenas Yanomami com desnutrição grave e malária

 Segundo a pasta, ao menos oito crianças em estado grave foram encaminhadas para a capital Boa Vista. Presidente Lula deve visitar Roraima para conferir situação de comunidades indígenas.

Indígenas doentes que vivem na terra Yanomami – a maior reserva indígena do país – foram resgatados com quadros de desnutrição severa e malária, segundo informações do Ministério da Saúde. Desde segunda-feira (16), equipes da pasta fazem atendimentos na região.

Desde o início dos atendimentos, técnicos do Ministério da Saúde resgataram ao menos oito pacientes crianças, que estão em estado grave. Todas foram encaminhadas para a capital Boa Vista.


Na terça-feira (17), um recém-nascido yanomami, de 18 dias de vida, com quadro de pneumonia, recebeu atendimento médico e foi levado para Boa Vista. A mãe – que é da comunidade Loko – percorreu três horas até chegar na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), no polo base de Surucucu. O bebê chegou a ter cinco paradas cardíacas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (20), ter recebido "informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami". Lula pretende viajar ao estado para acompanhar o caso.


O Ministério da Saúde disse que está realizando uma missão com o objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a crise sanitária no território. A ideia é oferecer serviços de saúde aos mais de 30,4 mil indígenas que vivem em comunidades da região.


"Nos últimos anos, a população Yanomami passou por desassistência e dificuldade de acesso aos atendimentos de saúde. Casos de desnutrição e insegurança alimentar, principalmente entre as mais de 5 mil crianças da região, foram registrados", disse o Ministério da Saúde.


Indígenas que vivem em comunidades isoladas geograficamente e de difícil acesso, no meio da Amazônia, sofrem com a falta de assistência regular de saúde. Enquanto isso, garimpeiros ilegais destroem a floresta em busca de ouro.


Em novembro de 2021, o Fantástico e o g1 mostraram a precariedade na assistência de saúde da região, o que resulta em desnutrição e malária – situação em grande parte agravada pelo garimpo ilegal.

Por Samantha Rufino e Valéria Oliveira, g1 RR


Postar um comentário

0 Comentários