Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

8 de janeiro: Ibaneis foi de 'situação tranquila' a cogitar chamar o Exército; veja cronologia de mensagens

 Governador afastado do DF trocou mensagens ao longo do dia com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Antes dos vândalos depredarem os prédios, Ibaneis disse que situação estava sob controle, e Dino respondeu: 'Oremos'.


Mensagens do celular do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, mostraram que no dia dos ataques golpistas, 8 de janeiro, ele começou avaliando a situação como tranquila até, no fim da tarde, cogitar chamar ajuda do Exército.


As mensagens foram extraídas pela Polícia Federal do celular de Ibaneis.


O trecho em que ele cogita pedir ajuda ao Exército faz parte de diálogo com o ministro da Justiça, Flávio Dino.


Ibaneis foi afastado do cargo por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia dos ataques, quando vândalos depredaram as sedes dos três poderes da República.


Cronologia das mensagens

Veja a cronologia de troca de mensagens de Ibaneis com Dino no 8 de janeiro:


▶️11h21


Ibaneis encaminha a Dino um relato do delegado Fernando de Souza Oliveira, então secretário de segurança em exercício.


"Público oriundo das caravanas em torno de 2.500 pessoas", diz a mensagem.


"Verificou-se chegada de mantimentos (alimentos,água, material de higiene) e instalação de diversas barracas de camping e lona", continua o relato.


E Ibaneis destaca:


"Situação tranquila, no momento."

Ibaneis também encaminhou mensagem de áudio de Fernando. Nela, o secretário afirma: “Bom dia, governador! Passando pro senhor as últimas notícias...da madrugada e do início do dia...não houve nenhuma intercorrência relacionada aos manifestantes. Tudo bem tranquilo, eles estão lá no...a maioria no QG, mas de forma pacífica e tranquila".

▶️14h31


Ibaneis encaminha novo áudio do secretário para Dino. "Informe do meio-dia", escreveu o governador.


No áudio, Fernando diz: "Até agora nossa Inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade ligada a esse tipo de comportamento. Então esse é o último informe pro senhor...Tem aproximadamente 150 ônibus já no DF, mas todo mundo de forma ordeira e pacífica".


Dino responde Ibaneis:


"Oremos para que tudo acabe bem", pede o ministro.

▶️16h43


Nessa hora, os vândalos já haviam invadido os prédios e depredado as instalações públicas.


Ibaneis tinha recebido ligação de Dino às 16h05, mas não atendeu. No entanto, falou com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que alertou para a invasão do prédio do Congresso.


Postar um comentário

0 Comentários