Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Homem morre na Flórida, nos EUA, por infecção rara por ameba “comedora de cérebro”

 Infecção por Naegleria fowleri possivelmente está associada a "práticas de lavagem sinusal utilizando água da torneira", de acordo com o departamento de Saúde.

Representação gerada por computador da ameba Naegleria fowleri

Uma pessoa em Charlotte County, na Flórida, nos Estados Unidos, morreu após ser infectada com a rara ameba “comedora de cérebro”, Naegleria fowleri.

A infecção possivelmente resultou de “práticas de lavagem sinusal utilizando água da torneira”, de acordo com um comunicado de imprensa do Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Charlotte. O comunicado foi emitido em fevereiro para alertar o público sobre a infecção.

Na quinta-feira (2), o departamento confirmou que a pessoa infectada morreu e as autoridades continuam investigando o caso.

“Uma investigação epidemiológica está sendo conduzida para entender as circunstâncias únicas desta infecção. Posso confirmar que a infecção, infelizmente, resultou em uma morte, e qualquer informação adicional sobre este caso é confidencial para proteger a privacidade do paciente”, disse Jae Williams, secretário de imprensa do Departamento de Saúde, em um comunicado enviado por e-mail.

A infecção por Naegleria fowleri “só pode acontecer quando a água contaminada com amebas entra no corpo pelo nariz”, de acordo com o comunicado de imprensa do departamento.

O Departamento de Saúde da Flórida, no Condado de Charlotte, alertou os residentes a usar apenas água destilada ou estéril ao fazer soluções de enxágue nasal. A água da torneira deve ser fervida por pelo menos um minuto e resfriada antes de ser usada para enxaguar o seio nasal, que normalmente envolve um higienizador.

A água da torneira que não foi esterilizada não é segura para uso como enxaguante nasal, pois não é adequadamente filtrada ou tratada e, portanto, pode conter baixos níveis de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo amebas, de acordo com o site da Food and Drug Administration (FDA). No entanto, as pessoas não podem ser infectadas ao beber água da torneira, pois o ácido estomacal geralmente mata esses organismos.

O que é a ameba “comedora de cérebro”?

Naegleria fowleri é uma ameba, um organismo vivo unicelular, que pode ser encontrado no solo e na água doce quente, como lagos, rios e fontes termais nos Estados Unidos. Comumente chamada de “ameba comedora de cérebro”, pode causar infecções cerebrais, o que normalmente acontece quando a água contendo ameba sobe pelo nariz, como durante a natação.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, cerca de três pessoas nos país são infectadas a cada ano, e essas infecções geralmente são mortais.

De 1962 a 2021, apenas quatro em cada 154 pessoas nos EUA sobreviveram a uma infecção por ameba “comedora de cérebro”, de acordo com o CDC. No ano passado, um menino morreu infectado depois de nadar no lago Mead, outra criança em Nebraska morreu infectada depois de nadar e um morador do Missouri morreu com a infecção depois de visitar uma praia em Iowa.

Os sinais e sintomas de infecção são inicialmente fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos e podem progredir para rigidez do pescoço, convulsões, alucinações e coma. A infecção é tratada com uma combinação de medicamentos, incluindo o antibiótico azitromicina, o antifúngico fluconazol, o antimicrobiano miltefosina e o corticosteroide dexametasona.

Jacqueline Howardda, CNN

Postar um comentário

0 Comentários