Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PF deflagra operação em 12 estados, incluindo Rondônia, para desarticular organização criminosa responsável por fraudes no Auxílio Emergencial

 Os 37 envolvidos na presente operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 7/3, a Operação Apateones, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua em todo o país, realizando fraudes no programa Auxílio Emergencial.

No total, 200 policiais federais estão cumprindo 47 mandados de busca e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, em endereços localizados em 12 estados da Federação: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A investigação, iniciada em agosto de 2020, com base em informações da Caixa Econômica Federal encaminhadas à Polícia Federal em Brasília, revelou fraudes no valor total de R$ 54.600,00 (cinquenta e quatro mil e seiscentos reais), desviados para duas contas bancárias de pessoa física e jurídica em Indaiatuba/SP. A partir disso, descobriu-se milhares de outras fraudes.

O rastreamento inicial das transações indicou que parte dos envolvidos nestas fraudes estavam situados nos estados de Goiás e Rondônia, sendo este último, lugar de residência de familiares da pessoa física residente em Indaiatuba. Em um segundo estágio da investigação, verificou-se que os beneficiários em questão receberam valores provenientes de cerca de 360 contas do Auxílio Emergencial fraudadas por meio de pagamento de boletos e transferências bancárias.

Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os R$ 50 milhões, com mais de 10 mil contas fraudadas. A Operação Apateones é resultado da união de esforços da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), que conta com a participação da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Além das medidas de busca, foram autorizados pela 9ª Vara Federal de Campinas, o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados. Os 37 envolvidos na presente operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa, cujas penas somadas ultrapassam 22 anos de reclusão. É importante destacar que Rondônia foi um dos estados alvo da operação.

Fonte - News Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários