Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária

 Segundo o governo, oito casos da doença foram confirmados até agora, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Eventos com aglomerações de aves estão suspensos.

O Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

Segundo o governo, até agora, oito casos de H5N1 foram confirmados em aves no Brasil, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Todos os casos envolvem aves silvestres migratórias. Não há diagnósticos da doença entre humanos ou em aves para consumo.

O governo também prorrogou por prazo indeterminado a suspensão de feiras, exposições e outros eventos com aglomeração de aves. Essa medida foi adotada no fim de março.

A criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também continua suspensa. A determinação vale para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades.

➡️O que significa estado emergência zoossanitária?

Esse estado é declarado sempre que há um risco de uma doença oriunda de um animal se propagar rapidamente. É uma forma de o governo se antecipar a um surto da doença;

A maior preocupação, neste momento, é evitar que a gripe aviária chegue aos aviários e na produção de aves de subsistência (criadas no quintal, por exemplo);

Isso porque a gripe aviária se espalha rapidamente entre os animais. Caso ela se dissemine, os animais precisarão ser sacrificados, o que diminuiria a oferta de carne de frango e ovos;

Ao declarar emergência zoossanitária, o governo consegue agilizar processos para combater a doença. Exemplos: reduz a burocracia para conseguir comprar equipamentos ou deslocar servidores de um estado para o outro, explica o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

➡️ Humano pode pegar gripe aviária?

Sim. Isso acontece quando uma pessoa tem contato direto com as secreções de um animal infectado com a H5N1, esteja ele vivo ou morto.

É por isso que o Ministério orienta para que as pessoas não peguem em aves doentes ou mortas.

Não se contrai gripe aviária comendo frango ou ovo, ou manipulando carne de um animal infectado, reforça o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Como os casos foram confirmados em aves silvestres, o Brasil continua sendo considerado território livre de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), já que não existem diagnósticos na produção comercial.



Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários