Após 30 anos do primeiro lançamento de um ônibus espacial, com vários acontecimentos, os ônibus espaciais não serão mais usados a partir de 2011.
O ex astronauta Charles Bolden e agora administrador da Nasa anunciou a despedida das naves com grande emoção. Ele ainda comentou que restam apenas dois voos para serem realizados. As naves Atlantis e Endeavour finalizarão o programa.
No dia 12 de abril de 1981 aconteceu o primeiro lançamento de um ônibus espacial, o conhecido Comumbia.
A trajetória dos ônibus espaciais incluem 2 desastres, nos quais vitimaram 14 pessoas. O primeiro deles aconteceu no ano de 1986, no qual o Challenger explodiu durante o seu lançamento. No ano de 2003, o segundo acidente, o Columbia teve problemas e se desintegrou na reentrada da atmosfera terrestre.
A Nasa aproveitou a data de aniversário da estréia do veículo espacial reutilizável para anunciar a partida final dos ônibus espaciais.
Vários locais estavam na disputa para receber um desses ônibus, incluindo museus e centros turísticos.
No entanto, conforme informações da Nasa, os destinos dos ônibus espaciais já estão traçados.
O Enterprise, o primeiro ônibus espacial construído, porém nunca usado no espaço, apenas em testes, será transferido do Museu Nacional de Ar e Espaço, em Washington, e transferido para o Museu Intrepid, de Nova York.
Para o Museu Nacional irá o ônibus mais utilizado no espaço aéreo, o famoso Discovery.
Após a sua última partida para o espaço, em junho, o ônibus espacial Atlantis irá ficar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Fonte |Oficina da Net|
0 Comentários