Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget


 

Confrontos na fronteira entre Líbano e Israel fazem 10 mortos

Dez pessoas foram mortas e 112 ficaram feridas devido a disparos israelitas na fronteira entre o Líbano e Israel na altura em que refugiados palestinianos se manifestavam do lado libanês para comemorar a "Nakba", informou o exército libanês.
Apesar das duras medidas encetadas pelo exército libanês na área de Maroun ar-Ras para apoiar os manifestantes por ocasião da "Nakba", as forças israelitas dispararam em direção aos manifestantes matando 10 pessoas e ferindo 112. Alguns dos feridos estão em estado considerado grave, refere um comunicado do exército libanês citado pela Agência France Press.
Para os palestinianos, "Nakba" ("catástrofe") é o dia que assinala o exílio destes após a fundação do Estado de Israel, em 1948, e da Guerra Israelo-Árabe, que levou à fuga de perto de 760.000 refugiados. A France Press estima que com os descendentes daqueles o número actual de refugiados se cifre em 4,8 milhões residentes sobretudo na Jordânia, Síria, no Líbano e nos territórios palestinianos.
"As unidades do Exército foram colocados em alerta máximo e começaram a coordenar as operações com a Força das Nações Unidas (estacionada no sul do Líbano)", acrescenta o documento.
A tensão aumentou quando dezenas de jovens manifestantes atravessaram o cordão do exército e começaram a lançar pedras contra os soldados israelitas do outro lado da fronteira, que reagiram com disparos sobre os manifestantes, segundo os serviços de segurança do exército libanês.
Uma fonte médica do hospital de Bint Jbeil, perto de Maroun ar-Ras, para onde as vítimas foram transportadas, tinha referido a existência de seis mortos, com ferimentos no rosto, ventre e peito.
Fonte: jornaldenotícias

Postar um comentário

0 Comentários