Médicos europeus lutam contra o avanço de uma bactéria que já causou a morte de 16 pessoas e contaminou outras mil no continente.
A 15ª vítima fatal da doença foi anunciada nesta terça-feira e é a primeira registrada fora da Alemanha, uma sueca de 50 anos que acabara de voltar de uma viagem a Berlim.
Pouco depois, mais uma morte vinculada à bactéria potencialmente letal Eceh foi anunciada na Alemanha. Uma mulher de 87 anos morreu em Paderborn (noroeste da Alemanha).
A onda de contaminação é a pior já registrada na Alemanha e uma das mais graves em todo o mundo, e causou o estremecimento das relações entre a Alemanha e a Espanha, que se considera injustamente atacada. Isto porque as suspeitas de contaminação da Eceh (nome abreviado de E. coli entero-hemorrágica) recaem sobre os pepinos procedentes de cultivos em estufas na região da Andaluzia.
A ministra espanhola da Agricultura, Rosa Aguilar, negou nesta terça-feira que as bactérias sejam provenientes da Espanha e afirmou que pedirá uma compensação da União Europeia (UE) e da Alemanha "pelos danos e prejuízos causados", que para ela são "irreversíveis".
De acordo com Aguilar, a situação é "extremamente grave", causando perdas para o setor de 200 milhões de euros em apenas uma semana.
Fonte: http://www.afp.com/
0 Comentários