Uma equipe de engenheiros identificou o problema técnico que causou o adiamento do voo do ônibus espacial Endeavour na semana passada e constatou que levará vários dias para que seja solucionado, informou a Nasa nesta segunda-feira.
A próxima tentativa de lançamento ainda não foi fixada, mas será determinada em uma reunião de diretores de missão "entre amanhã e depois de amanhã", disse a Nasa nesta segunda-feira em um comunicado, onde lembrou que, de qualquer forma, o lançamento "não ocorrerá antes de 8 de maio".
Quando o Endeavour voltar desta missão na Estação Espacial Internacional (ISS), e depois de o Atlantis ser lançado pela última vez, em junho, será o fim definitivo do programa de ônibus espaciais da Nasa após 30 anos de atividade.
A falha remonta a um problema de energia no encaixe do Controle de Carga (ALCA-2) na popa da nave, uma caixa de interruptores que controla o fluxo elétrico de aquecedores que evitam que os dutos de combustível congelem em órbita.
"O plano é retirar e substituir a caixa, mas realizar este trabalho e os testes relacionados levarão vários dias", informou a Nasa.
A falha obrigou na sexta-feira a Nasa a desistir do lançamento do Endeavour a menos de três horas do horário previsto.
O Endeavour é o ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos, e transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectrômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que custou bilhões de dólares.
Fonte Principal: AFP
0 Comentários