Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Síria promete diálogo, mas mantém repressão; centenas fogem para o Líbano


Novos episódios de violência atingiram a Síria neste sábado, com informações de três mortos nos arredores da cidade de Homs. As informações de repressão a protestos contra o governo de Bashar al-Assad surgem apesar de, na sexta-feira, o governo ter afirmado que não abriria mais fogo contra os manifestantes e pedido um "diálogo nacional", dois meses após o início dos protestos.
De acordo com uma testemunha, as mortes aconteceram em Tall Kalaj, onde milhares protestaram na sexta-feira. A localidade fica perto de Homs, a terceira maior cidade da Síria, localizada a 160 quilômetros da capital Damasco.
Por causa dos choques, várias centenas de sírios fugiram de Tall Kalaj para o povoado vizinho de Wadi Khaled, no norte do Líbano, de acordo com autoridades locais. "Mais de 500 cruzaram a fronteira desde as 7h (1h de Brasília), em sua maioria mulheres e crianças", disse o conselheiro municipal Manhmud Jazaal, acrescentando que disparos intermitentes puderam ser ouvidos nos arredores.
Alguns refugiados foram feridos à bala e pelo menos cinco deles foram encaminhados para hospitais. Na sexta-feira, tiroteios iniciados pelas forças de segurança deixaram seis mortos, segundo um ativista dos direitos humanos.
Além disso, militantes continuam a ser presos, denunciou Rami Abdel Rahman, presidente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, organização com sede em Londres.

Postar um comentário

0 Comentários