Uma pesquisa feita pela Serasa Experian e divugada ontem (22) atestou que devolvido pouco mais de 1,6 milhão de cheques sem fundo, popularmente chamadi de "voadores", entre 80.853.362 milhões de documentos compensados pelos bancos. Os retornados somaram assim quase 2%, apresentando leve alta em relação a junho, quando eles significaram 1,93% do total.
De acordo com o levantamento da empresa, a alta na inadiplência dos cheques foi motivada em especial pelas vendas parceladas feita em junho, na data que comemorava o Dia dos Namorados. Ainda de acordo com os especialistas do Serasa, a alta dos juros definido na agenda monetária do país, estimularam os consumidores a utilizar novamente os pré-datados.
No acumulado dos sete primeiros do ano, a região norte do Brasil foi a que mais apresentou casos de cheques devolvidos por falta de crédito, representado 4,08% de pré-datados sem fundos. O destaque negativo fica para o estado de Roraima, primeiro da região e do país no "voadores", com percentual de 11,95%. Rondônia figura como o quinto da região e o 13° do país, com 3,13% de incidências.
O Serasa também aponta as datas comemorativas entre o perído de janeiro a julho para justificar os índices de cheques devolvidos.
0 Comentários