Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Auditores de Rondônia querem levar Educação Fiscal às escolas

Depois das palestras sobre Reforma Tributária, que reuniu cerca de 350 pessoas na última quinta-feira (22) no Auditório da OAB, em Porto Velho, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia(Sindafisco) – que organizou o evento – anunciou hoje que desenvolve um projeto voltado a levar Educação Fiscal às escolas.
O tesoureiro do Sindafisco, Moisés Meireles, explica que a Educação Fiscal nas escolas já é realidade em outros estados do País, e que “tem como meta a formação de cidadãos conscientes do cumprimento do seu dever com relação às obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado”, acrescentou o auditor.

 
EDUCAÇÃO FISCAL

O fato é que grande parte da população não sabe que paga tributos, desconhecendo sua própria contribuição para o financiamento dos serviços públicos. Alguns sequer sabem que a escola e o hospital que estão a seu serviço são frutos dos tributos pagos por eles – que tudo o que é público foi construído com os tributos que cada um paga.
Todos somos contribuintes de fato, ainda que sejamos isentos do imposto de renda, que não tenhamos carro ou imóvel próprio, ou que estejamos desempregados. É que pagamos vários impostos e contribuições aos consumirmos bens ou serviços, sem percebermos.
O tributo que um empresário cobra do consumidor ao vender uma mercadoria sem nota fiscal e, consequentemente, não repassa aos cofres públicos certamente estará faltando para garantir um medicamento a um doente, a merenda em uma creche ou o salário do professor.