Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Moreira Mendes critica proposta de ampliação de terra indígena em Rondônia

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai discutir em breve a proposta do governo federal de ampliar os limites territoriais da área indígena Karitiana, localizada  nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamari, em Rondônia. A ampliação da reserva está sendo analisada por um grupo de trabalho criado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em junho deste ano. Pela proposta, a área total da reserva - que hoje é de 90 mil hectares - deverá passar para 160 mil hectares. Na opinião do deputado Moreira Mendes, a medida poderá acarretar um enorme problema social, atingindo diversos produtores rurais que se encontram no entorno da atual demarcação.


"Isto é um absurdo! Primeiro porque fere uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que, ao definir a criação da reserva Raposa Serra do Sol (em Roraima), disse claramente que não se poderia ampliar terra indígena já criada", disse o deputado, lembrando que a reserva Karitina foi criada há mais de 40 anos, quando existiam pouco mais de 440 índios; hoje, são cerca de 370. "Mesmo assim, tem alguém por trás - me parece que apenas dois lideres indígenas - querendo ampliar a reserva. Então, tem alguma coisa muito grave por trás disso, e a gente tem de denunciar".

Para Moreira Mendes, o que há por trás desse movimento em Rondônia são ONGs (Organizações não governamentais) internacionais interessadas nos recursos naturais da Amazônia brasileira. Prova disso, segundo ele, "é que as pessoas que acompanham o trabalho dos antropólogos da Funai não falam sequer o português".