Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) invadiram na manha desta quarta-feira (5) o prédio da reitoria da instituição, que fica no campus de Porto Velho. Segundo uma estudante que preferiu não se identificar, cerca de 300 estudantes estavam dentro do prédio às 18h desta quarta. Os universitários decidiram, em assembleia, que só negociarão a desocupação do prédio após a renúncia do reitor José Januário de Oliveira Amaral.
A assessoria de imprensa da reitoria publicou, no site oficial da Unir, uma nota na qual afirma que a ocupação se caracteriza como “apropriação indevida de prédio público” e que . “funcionários federais foram prejudicados com tal ato, uma vez que estão impedidos de entrar no prédio e exercer suas atividades administrativas”.
Ainda de acordo com a nota, a Polícia Federal foi acionada e a reitoria já solicitou a reintegração de posse a Justiça Federal. “Esperamos que em breve as atividades retornem à sua normalidade, tendo em vista os princípios de democracia e boa conduta inerentes ao poder constituído enquanto instituição pública federal, que é a Unir.”
Fonte: http://www.g1.globo.com/