Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Dente limpo protege coração, diz estudo



Um estudo feito com mais de 100 mil pessoas revelou que fazer limpeza bucal no dentista reduz riscos de ataque cardíaco e derrame. Segundo pesquisadores do Hospital Geral de Veteranos em Taipei (Taiwan), quem faz a higiene bucal com especialistas têm 24% menos risco de sofrer um ataque cardíaco e 13% menos risco de ter um derrame, comparadas com pessoas que nunca fizera limpeza dental.

“A proteção contra doenças cardíacas e derrame se mostrou maior em participantes que faziam o tratamento de higiene pelo menos uma vez por ano”, afirmou o cardiologista Zu-Yin Chen, que apresentou o estudo durante o Encontro Científico da Associação Americana do Coração, no último domingo.


Segundo o cirurgião-dentista Rafael Metropolo, uma higiene malfeita aumenta o risco de proliferação de bactérias na boca que podem invadir a corrente sanguínea.

“O corpo produz substâncias para combater essas inflamações, o que aumenta a chance de formação de trombos (coágulos). Isso pode entupir as veias. Se a artéria tiver ligação com o cérebro, pode causar AVC. Se for com o coração, infarto. Quando a higiene é feita corretamente, há menor risco de infecções nas gengivas e menor risco desses problemas”, explica.

Já o coordenador do Núcleo de Atendimento Odontológico ao Cardiopata do Instituto Nacional de Cardiologia, Paulo Moreira, lembra que 40% das infecções no endocárdio (camada interna do coração) e nas válvulas têm origem na boca. Por isso, segundo ele, pacientes com problemas cardíacos devem se preocupar ainda mais com a limpeza dos dentes.

“A boca é uma porta de entrada para bactérias. Tratar da condição bucal de cardiopatas significa ter menos infecções, reinternações e necessidade de novas cirurgias”, ressalta o especialista.

Fonte: odiaonline