Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fazendeiros de Rondônia roubam madeiras de MT

As madeiras de Mato Grosso estão atravessando a fronteira de Rondônia sem pagar imposto, sem nenhuma fiscalização nem tampouco qualquer controle ambiental. Nem mesmo a Operação Arco de Fogo, que passou a ser desenvolvida permanentemente  na região Norte de Mato Grosso, tem impedido a ação ilegal de fazendeiros.

Os crimes ambientais foram detectados durante operação realizada pela Polícia Militar em conjunto com a Defensoria Pública, com o objetivo de garantir tranquilidade na reintegração de famílias da Cooperativa Roosevelt.

O que chamou a atenção é que a falta de fiscalização é tamanha, que os fazendeiros sequer escondem o “tráfico de madeira”. Ainda de acordo com o defensor público Rogério Farias, que acompanhou a ação no município de Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá), quem manda na região são essas pessoas de Rondônia.


“É impressionante o número de caminhões de madeira que saem dali sem nenhuma autorização. Vai tudo para Rondônia sem recolher um centavo de imposto. Nossa floresta está indo embora para o estado vizinho e ninguém fala nada. (...) Naquela região, quem manda e desmanda são pessoas de Rondônia. Eles levam a madeira na cara dura, dia e noite tem caminhões puxando madeira”, informou, por meio da assessoria.

Na mesma operação também foram constatados diversos crimes ambientais, como garimpos irregulares, desmates e queimadas ilegais. A Defensoria Pública deve encaminhar cópia dos documentos, inclusive com fotos, para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pedindo uma providência.

Fonte: topnews