Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Governo de Rondônia lança 10 mil vagas em cursos profissionalizantes

As políticas educacionais do governo do Estado começam a se alinhar abrindo espaço também para a profissionalização dos estudantes, inicialmente do ensino médio, através de cursos em diversas áreas, que serão promovidos numa parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e o Sistema ‘S’.

O lançamento oficial de cerca de 10 mil vagas foi realizado na manhã desta segunda-feira (21) pelo governador Confúcio Moura, em solenidade realizada no auditório da Escola Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire, em Porto Velho. 


Conforme Tereza Sabino, gerente estadual de Educação Profissional, ligada à Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc), das 10 mil vagas, cerca de quatro mil serão para cursos a ser oferecidos dentro das escolas estaduais, com recursos do Estado, enquanto as demais serão para cursos distribuídos pelo Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) e Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Sesc) e Industrial (Senai), esse último ligado à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

A gerente explicou que entre os cursos estão os de formação inicial e continuada (FIC), que começarão ainda neste mês, com carga horária de 160 horas, havendo apenas um recesso de 15 dias em dezembro; e os técnicos (TEC), com 800h/aula, previstos para iniciar em fevereiro de 2012.

Tereza Sabino explicou que serão formadas parcerias também com empresas para as aulas práticas e para que depois dos cursos os participantes sejam aproveitados. “A preocupação do governo não é apenas com a oferta dos cursos, mas também com o acompanhamento dos participantes para o aproveitamento do mercado de trabalho”, justificou a gerente, observando que paralelamente aos cursos para estudantes haverá formação de professores e trabalhadores da educação.

Para o governador Confúcio Moura, o lançamento das 10 mil vagas representou a preparação de um futuro melhor para a juventude e o início do cumprimento de sua proposta de oferecer o diferencial para que os jovens possam crescer profissionalmente sem abandonar os estudos. “Esses cursos consistem numa grande mobilização em prol do desenvolvimento de Rondônia”, afirmou o governador ressaltando que em breve o Estado também oferecerá um ensino médio renovado, nas instalações do Ifro em Porto Velho, além dos municípios de Ariquemes, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. 

Confúcio ainda agradeceu à presidente Dilma, por demonstrar vontade de ajudar a Rondônia e informou que vai aproveitar “essa boa vontade da presidente” para solicitar ampliação das escolas estaduais para que possam garantir mais espaço para os cursos profissionalizantes.

Ainda durante a solenidade, o presidente da Fiero, Denis Baú, destacou a visão de futuro do governador Confúcio e incentivou os jovens a descobrir e lapidar seus talentos ou dons para que possam trabalhar de forma prazerosa, fugindo das estatísticas que apontam que 82% dos trabalhadores são infelizes e que 86% não utilizam seus talentos.

Já a secretária-adjunta da Educação estadual, Sueli Aragão, observou que como médico o governador investe na educação por saber que se trata da base de tudo, onde se descobre e se lapida o talento. 

“As políticas públicas do Estado começam a se alinhar e quem ganha é a população”, definiu Adir Oliveira, diretora de Operações do Senai, sendo complementada pelo diretor do Senac, Hilton Gomes, de que o governador oferece mais oportunidades aos jovens, que “aprenderão a voar sabendo para onde vão”, ou seja, aprenderão uma profissão com a expectativa de que haverá intermediação do Estado junto ao mercado de trabalho para aproveitamento da mão de obra qualificada.

Fonte: onortão