Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Lançamento do foguete russo Soyuz marca retomada de voos tripulados

O Soyuz foi lançado levando a bordo três astronautas. 
O lançamento do foguete iluminou o céu cinza
em torno da plataforma de lançamento.
A Rússia lançou nesta segunda-feira um foguete Soyuz com três astronautas a bordo, marcando o reinício do lançamento de voos tripulados para a Estação Espacial Internacional (ISS), suspensos em agosto após o desastre da decolagem do Progress, um cargueiro de suprimentos russo.
Os russos Anton Chklaperov e Anatoli Ivanichine, além do americano Dan Burbank decolaram às 04h14 GMT (02h14 de Brasília) do cosmódromo Baikonur, situado no Cazaquistão, a bordo de uma nave Soyuz-TMA acoplada ao foguete Soyuz-FG, constatou um fotógrafo da AFP.
O lançamento do foguete iluminou o céu cinza em torno da plataforma de lançamento cheia de neve. A Soyuz-TMA foi colocada em órbita em poucos minutos, de acordo com o centro de controle.
Os astronautas devem chegar à ISS no dia 16 de novembro às 05h33 GMT (03h33 de Brasília) após dois dias de voo. "Tudo está normal e estamos nos sentindo bem", declarou a equipe por rádio à central de controle.
Os três homens vão se juntar ao americano Mike Fossum, ao japonês Satoshi Furukawa e ao russo Serguei Volkov na ISS e devem passar cinco meses no espaço.

Fonte: afp