Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Pesquisa classifica planetas pelas suas semelhanças com a Terra

Foto: Reprodução de Internet
Caso a Terra esteja condenada, qual seria o melhor lugar para a raça humana se refugiar? Um estudo da Universidade de Washington criou um ranking que classifica planetas de acordo com as semelhanças diante da Terra e outro pelas condições de abrigar outras formas de vida.

Segundo o resultado publicado na revista acadêmica "Astrobiology", o corpo celeste com maior semelhança ao nosso planeta é o exoplaneta Gliese 581g, localizado fora do Sistema Solar. Em seguida, aparece um outro planeta do mesmo sistema, chamado de Gliese 581d. Ainda assim, algumas correntes desacreditam na existência deste grupo.


Analisando o quesito habitabilidade, a lua Titã, de de Saturno, apareceu em primeiro lugar, seguida pela lua Europa, que orbita entre Júpiter e Marte.

Segundo um dos autores do estudo, Dirk Schulze-Makuch, o Índice de Similaridade com a Terra (ESI, na sigla em inglês) e o Índice de Habitabilidade Planetária (PHI) foram avaliados a partir de fatores específicos. O primeiro ordenou os planetas e as luas levando em conta fatores como tamanho, densidade e distância de sua estrela-mãe. Já o segundo verificou a presença ou ausência de elementos orgânicos, a química do planeta, a existência de superfícies rochosas ou congeladas, de uma atmosfera ou um campo magnético.

Outro ponto levado em conta pelo PHI foi a energia encontrada à disposição de organismos, tanto através da luz de uma estrela mãe como por um processo de aceleração de maré, quando um planeta ou lua é aquecido internamente por ter interagido gravitacionalmente com um satélite.

O estudo pretende ainda contribuir para os novos esforços dos últimos anos em tentar encontrar provas de vida em outros planetas.