Se você tinha problemas para aprender coisas que são aparentemente difíceis, como matemática, ciência, música ou até mesmo pilotar aeronaves, um novo método promete evitar anos de estudos e especificações.
Segundo o site TG Daily, cientistas americanos e japoneses trabalham num sistema de aprendizagem para que as pessoas compreendam determinadas funções sem nenhum tipo de esforço constante, tanto mental quanto físico - apenas com a visão.
Nos testes, os indivíduos são colocados dentro de um aparelho de ressonância magnética. Feito isso, tudo o que eles precisam fazer, segundo a equipe, é assistir a uma tela de computador.
Enquanto olham para o visor, os padrões das ondas cerebrais são modificados através de um código feito especialmente para induzir que determinadas atividades, ligadas à capacidade de desejo e interesse, correspondam a um estado ideal previamente conhecido. Caso assistam a um treinamento de corrida, por exemplo, o usuário pode captar informações de como se tornar um atleta.
Para tornar isso possível, os pesquisadores estudaram a forma como nós enxergamos para permitir que isso cause melhorias na performance ocular e nos métodos de entendimento.
"Várias áreas visuais de pessoas adultas são suficientemente detalhistas para provocar um aprendizado apenas com o poder da visão", explica Takeo Watanabe, neurocientista da Universidade de Boston (Estados Unidos).
Ao repetir esses padrões, o cérebro provoca melhorias duradouras na hora de aprender alguma coisa e, mesmo quando os pacientes não estavam cientes do que visualizavam na tela do computador, foi notado que o músculo cerebral absorvia todo e qualquer dado reproduzido no visor.
A equipe pretende fazer pesquisas mais profundas, que vão envolver o poder da visão e relacioná-lo a estudos de memória e reabilitação.
Fonte: olhardigital