Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Frio glacial e nevões já mataram 540 pessoas na Europa

Os nevões e o frio glacial das últimas duas semanas na Europa fizeram 540 mortos e mantêm isoladas 70.000 pessoas, milhares de casas sem eletricidade, escolas fechadas e barcos presos no gelo. As condições meteorológicas ameaçam agravar-se neste fim de semana.

Com 135 mortos, a Ucrânia é o país da Europa mais afetado por esta vaga de frio, causada por um sistema de altas pressões vindo da Sibéria que está a bloquear a entrada de tempestades vindas do oceano Atlântico e que trariam temperaturas mais amenas para a Europa. 


Na Ucrânia, onde os termômetros poderão descer até aos 30º C negativos neste fim-de-semana, 126 barcos estão presos no estreito de Kertch, que liga o Mar Negro ao mar de Azov, totalmente gelado. Os navios quebra-gelos não os podem resgatar por causa do temporal, diz o Ministério ucraniano das Situações de Emergência.

Na Rússia, o frio já matou pelo menos 110 pessoas este ano, 46 no mês de Fevereiro, segundo o Ministério da Saúde. Destas, 11 morreram em Moscovo, vítimas de incêndios causados pela utilização de aparelhos de aquecimento defeituosos.

O frio fez ainda 77 mortos na Polônia, 44 na Roménia, 29 na Bulgária, 25 na República Checa, 23 na Lituânia, 16 na Hungria, 10 na Letônia, 3 na Eslováquia e um na Estónia.

Fonte: publico.pt