Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rondônia pede ajuda do Exército para pôr fim à greve em Jirau e Santo Antônio

O governo de Rondônia quer que o Exército ocupe os canteiros de obras das usinas de Santo Antônio e Jirau para garantir que trabalhadores ponham fim a greve dos trabalhadores da construção. Homens da Polícia Militar e a Força Nacional já estão nos dois locais, mas para o governo só o Exército agora seria capaz de "restabelecer a ordem", disse o secretário de segurança do Estado, Marcelo Nascimento Bessa.


As empresas responsáveis pelas obras dizem que os grevistas são minoria, mas estão conseguindo impedir que a maioria volte às atividades. Jirau está parada há 20 dias e Santo Antônio desde a semana passada.

"O efetivo do Exército operaria em todos os pontos sensíveis e faria o patrulhamento interno para permitir que quem quer trabalhar possa fazê-lo sem ameaças", disse o secretário.

A decisão sobre o pedido de ajuda do Exército foi discutida por ele ontem com representantes dos consórcios responsáveis pelas obras - Energia Sustentável do Brasil (de Jirau) e Santo Antonio Consórcio Construtor.

O temor das autoridades, das empresas e também de lideranças sindicais que participam das negociações é que o clima de insatisfação de parte dos trabalhadores provoque atos de quebra-quebra e vandalismo como os ocorridos há um ano. Na época, ônibus foram incendiados e apedrejados e instalações nos dois canteiros, destruídas.

Fonte: Impacto Rondônia