Além de abordar a infraestrutura ferroviária e hidroviária na Comissão de Agricultura, o senador Acir Gurgacz apontou no plenário do Senado, a situação, as necessidades e o que está sendo feito em termos de infraestrutura em Rondônia. Acir cobrou a restauração da BR-364, a modernização do porto de Porto Velho e da hidrovia do Madeira, a construção da ferrovia de Porto Velho a Vilhena, bem como investimentos na infraestrutura humana, como em educação e qualificação profissional.
Acir Gurgacz lembrou que a licitação para a reforma da BR-364 já está em andamento, mas pediu que o Ministério dos Transportes acompanhe o processo com rigor para que não haja mais atrasos.
“Sempre defendi a completa restauração dessa rodovia, e não uma operação tapa-buracos como está sendo feita hoje. Para tanto, incluímos recursos no Orçamento Geral da União para que o governo pudesse realizar as obras necessárias. Conquistamos a travessia urbana de Ji-Paraná, mas a restauração completa da rodovia é uma dívida que o governo federal tem com o nosso Estado”, afirmou Gurgacz.
Ao mesmo tempo em que defendeu a urgência dessas obras, Gurgacz disse que a “alternativa concreta” para desafogar a BR-364 é a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, para ligar Goiás a Mato Grosso e Rondônia.
“Essa ferrovia permitiria economia de custos e de tempo nas exportações para os mercados asiáticos e os países do Pacífico”, argumentou.
Fonte: O Nortão Jornal