Com esse projeto, o Oi Futuro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e a Seduc levarão a cultura digital as escolas para, assim, produzir formação diferenciada e de excelência. O NAVE vai desenvolver metodologias de aprendizagem baseadas nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inserção dos jovens no cenário atual de evolução tecnológica.
Para o secretário Júlio Olivar, além da formação no ensino médio, os alunos terão acesso às disciplinas necessárias para a introdução da cultura digital como, por exemplo, programação de jogos, criação de conteúdo para TV digital, desenvolvimento de roteiros interativos, multimídia, entre outras.
O NAVE, segundo a secretária adjunta Isabel Luz, contribuirá para a formação de jovens para atuar no mercado da tecnologia da informação, em expansão em todo o País, principalmente com a chegada da TV digital. Com vocação para produção de softwares, Rondônia, a exemplo de outras unidades da Federação, tem condições de aproveitar as oportunidades geradas por toda a cadeia produtiva relacionada às novas mídias.
O governador Confúcio Moura tem incentivado a Seduc a enfrentar o déficit de mão-de-obra nesse segmento, com o objetivo de gerar novas oportunidades para os jovens. A iniciativa capacitará os estudantes para novas profissões do mundo contemporâneo, garantiu Isabel Luz.