Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Eletrobrás Distribuição Rondônia entra em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores e trabalhadoras das 14 empresas que compõem o sistema estatal Eletrobrás, entre elas a Eletrobrás Distribuição Rondônia e mais três empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, entram em greve por tempo indeterminado, nesta segunda-feira. Em Rondônia, de acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, Naillor Guimarães cerca de 90% da categoria aderiu a greve, e apenas os serviços básicos estão em funcionamento.

Naillor Guimarães explica que já houveram diversas rodadas de negociações, mas sem resultado. A última reunião ocorreu no dia 11 de julho, depois de uma paralisação de 72 horas, entre os dias 04, 05 e 06 deste mês. Por esse motivo a greve foi declarada. “A nossa data base é 1° de maio, e até agora não conseguimos nada, o jeito foi fazer greve”, reforça.

A FNU/CUT (Federação Nacional dos Urbanitários) e os sindicatos garantem que o abastecimento de energia elétrica para os consumidores estará garantido durante a greve, através do trabalho de equipes destacadas para a operação mínima do sistema.


A Eletrobrás, a exemplo do que vem sendo alegado pelo Ministério do Planejamento nas demais negociações com os servidores federais, afirma que a contenção de gastos é necessária diante dos possíveis efeitos da crise.

O presidente do sindicato afirma que a expectativa é que haja uma reunião até quinta-feira (19). Entre as reivindicações estão Reajuste Salarial (com reposição da inflação, mais a média do crescimento do consumo de energia e ganho real), que pode chegar a 10,34%, mais abono salarial e plano de saúde para os aposentados. O objetivo da paralisação é forçar o governo a estender o prazo das negociações por mais 30 dias.

(FONTE: Rondônia Dinâmica)