Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Groenlândia: gelo que cobre superfície tem derretimento recorde

Em apenas quatro dias, medidos a partir do dia 8 de julho (esq.), a área da camada de gelo descongelada que era de 40% passou para 97% (dir.). Foto: Nasa/ Divulgação
A enorme superfície de gelo da Groenlândia, na costa nordeste da América do Norte, sofreu um descongelamento "sem precedentes" no mês de julho, segundo a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. De acordo com os cientistas da Nasa, em apenas quatro dias, medidos a partir do dia 8 de julho, a área da camada de gelo descongelada que era de 40% passou para 97%.

Apesar de cerca de metade da camada de gelo da Groenlândia normalmente derreter nos meses de verão, a velocidade e proporção do derretimento registradas neste mês surpreendeu os cientistas e por ser das mais elevadas desde que o monitoramento satelital da região teve início, há três décadas.

Entre as áreas em que se detectou derretimento estava até o local mais frio e mais alto, a estação Summit. De acordo com os especialistas da Nasa, quase toda a camada de gelo da Groenlândia, desde suas finas extremidades na costa, até o seu centro, que tem três quilômetros de espessura, enfrentaram algum grau de derretimento em sua superfície.

Fonte: Notícias Terra, acesse noticias.terra.com.br