Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rondônia registrou mais de 260 focos de calor nesta segunda-feira

Brigadistas em atuação de combate a incêndio. (Foto: Divulgação/Sipam)
Nesta segunda-feira (20) Rondônia registrou 261 focos de calor. Somente em Porto Velho, foram 108 pontos, segundo o coordenador do Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios e Florestas de Rondônia (Prevfogo), Roberto Fernandes Abreu.

A seca na região amazônica é um dos principais motivos das grandes queimadas em Rondônia. De primeiro de janeiro a 20 de agosto, foram registrados 3.217 focos de incêndio. Em 2011, no mesmo período, mais de 4,2 mil incêndios foram contabilizados. Em julho, o Prevfogo conteve 58 incêndios de grandes proporções, no estado. Já nos primeiros 15 dias de agosto, 55 queimadas foram combatidas.

O Prevfogo de Rondônia atua em oito municípios,  com duas unidades na capital, sendo uma em Porto Velho e outra no distrito de União Bandeirantes. As outras sedes estão localizadas nos municípios de Vilhena, Alta Floresta, Cujubim, Machadinho, Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari.

O coordenador do Prevfogo afirma que os brigadistas atendem aos incêndios em áreas rurais, priorizando as queimadas que ocorrem em florestas, reservas naturais ou mesmo florestas em formação. “Nem toda queimada é incêndio, mas onde tem foco de calor o satélite registra. Grande parte das ocorrências tem sido incêndio. Se o fogo acontecer em área urbana o Corpo de Bombeiros é quem deve ser chamado para conter as chamas”, afirma Roberto.

Fonte: G1 Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários