Desde julho no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Velho, o filhote de onça parda Dodge está com sete meses de idade e aguarda que algum zoológico manifeste interesse em adotá-lo. O felino foi encontrado por um sitiante em São Miguel do Guaporé (RO), a 540 quilômetros de Porto Velho, com um pouco mais de dois meses de vida e foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que o encaminhou ao Cetas.
No Cetas, o veterinário Gilson Rios conta que foi preciso fazer enriquecimento ambiental para que Dodge, agora com sete meses, começasse a desenvolver os instintos. “Colocamos galhos, troncos de árvores, pneus e água. Esta é uma espécie muito curiosa e nessa idade é bastante agitada”, diz Rios.
Aos seis meses, a alimentação do filhote de onça passou a ser exclusivamente de carne, sendo cerca de 1,2 quilos por dia. Nesta mesma idade, Dodge passou a compor a lista de animais aptos a serem encaminhados a um zoológico.
De acordo com Rios, foram realizados contatos com zoológicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais dentre outros, mas não houve interesse. “Eu acredito que a não aceitação imediata destes zoológicos seja porque já possuam um animal da espécie ou não tenham espaço suficiente para acomodar um novo animal”, avalia o médico veterinário.
FONTE: G1/RO
0 Comentários