Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Libertadores começa nesta terça com mudanças no regulamento

Duelos de pré-Libertadores abrem hoje o torneio. (Foto: Reprodução Internet)
Nesta terça-feira, arranca o maior torneio interclubes da América Latina. Lado a lado, 38 equipes de dez países se enfrentam para descobrir quem leva para casa a Copa Libertadores da América 2013. Para abrir os trabalhos, duas partidas da fase preliminar.


Na região metropolitana de Buenos Aires, o Tigre, vice-campeão da Sul-Americana 2012, recebe o Deportivo Anzoátegui-VEN. Na outra partida, duelo de estreantes quando o Deportes Iquique-CHI visita o León-MEX.

À exceção da equipe venezuelana, os outros três times que entrarão em campo farão suas estreias no campeonato. Iquique, León e Tigre, porém, não são as únicas novidades da Libertadores deste ano.

Definido em dezembro, o regulamento da disputa sofreu algumas modificações para esta temporada. A maior delas diz respeito às suspensões por cartão amarelo. Anteriormente, os clubes eram obrigados a pagar 100 dólares (R$ 204) por cada punição. Agora, cada três amarelos recebidos por um atleta equivalem a uma suspensão. A contagem será zerada ao final da fase de grupos.

Número de inscritos e premiações engordam

Outra mudança de peso, o número de jogadores que poderão ser inscritos na Libertadores passará para 30 nomes. Para as equipes que disputam a pré-Libertadores, casos de Grêmio e São Paulo, a lista inicial terá 25 nomes e os clubes que avançarem poderão inscrever mais cinco atletas.

Na fase de mata-mata, novas mudanças serão permitidas. Até as quartas de final, três nomes poderão ser substituídos. Em seguida, o torneio será interrompido para a disputa da Copa das Confederações e, com seu retorno, serão permitidas outras três trocas para a fase semifinal.

E para alegria dos clubes, a Conmebol também anunciou um “considerável aumento” nas premiações pagas, sem revelar valores. No ano passado, o Corinthians, grande campeão, faturou cerca de R$ 15 milhões, seis apenas pelo título.

Pequenos detalhes, a entidade também determinou que todos os estádios que recebam jogos da Libertadores tenham luz artificial (escancarando levemente o atraso do futebol sul-americano) e que estejam localizados a menos de 100 km de um aeroporto.

Fonte: Yahoo

Postar um comentário

0 Comentários