Desde o início do carnaval até a manhã desta quarta-feira (13), período em que foi montada operação de reforço pelo Governo, o Pronto Socorro João Paulo II realizou 483 atendimentos, sendo que 69 foram vítimas de acidentes de trânsito, representando uma redução de 15% em relação aos acidentes do ano passado e 62% a 2011. Os motociclistas ainda continuam liderando as estatísticas com 72% das ocorrências.
De acordo com o demonstrativo de atendimento geral da unidade, no Carnaval deste ano foram registrados 82 procedimentos ortopédicos: 33 quedas, 12 ferimentos por arma branca, 11 acidentes de trabalho, uma intoxicação e uma mordida de cachorro, dentre outros. Os dados apontam um aumento nas vítimas por arma de fogo que esse ano foram 16, contra 9 de 2012 e nas agressões físicas sendo 17, contra 14 no ano anterior.
No centro cirúrgico foram realizadas 55 cirurgias, a maioria para atender as vítimas do trânsito, os baleados e esfaqueados. Esse ano foram registrados duas mortes, contra seis do ano passado. Ainda de acordo com as estatísticas da unidade, foram realizadas 95 tomografias computadorizadas de tórax, crânio e abdômen; 67 pacientes passaram por avaliação do cirurgião geral, 32 foram encaminhados a especialistas, 138 receberam atendimentos na clínica médica e 4 foram encaminhados ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.
FONTE: Rondônia Agora com Bosco Cardoso
0 Comentários