Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Laboratórios da UNIR continuam interditados pela Justiça

No laboratório de enfermagem foram encontrados medicamentos vencidos e materiaal hospitalar exposto (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Após 15 dias da Justiça do Trabalho ter determinado a interdição dos laboratórios de anatomia, enfermagem, além da estrutura edificada, que fica em frente ao laboratório de medicina e do setor de marcenaria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), foi realizada uma audiência na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, nesta sexta-feira (15). A instituição apresentou as medidas tomadas de acordo com a liminar, mas o juiz Carlos Antônio Chagas Júnior decidiu permanecer com a decisão em manter os laboratórios interditados, apesar do cumprimento de algumas determinações.

A audiência durou pouco mais de meia hora. Fotos dos laboratórios assim como testemunhos sobre as condições atuais foram apresentadas, mas o juiz Carlos Antônio Chagas Júnior preferiu visitar a universidade para ver de perto o que foi modificado.

No laboratório de anatomia, o tanque de alvenaria está sendo trocado pelo de inox, mas os vidros de formol com datas de validade vencidas não foram retirados. A reitora da universidade, Berenice Tourinho, afirma que não há, no estado, uma empresa especializada em descarte deste tipo de produto e pediu um novo prazo para que providências sejam tomadas.

 A Unir se comprometeu a utilizar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) até a efetiva contratação de produtos próprios para o setor. A manutenção será feita três vezes por semana e uma vez por mês a limpeza geral. No prazo de 120 dias deverão ser colocados telas protetoras para instalação de um climatizador e um desumidificador .

O laboratório de enfermagem, que de acordo com o juiz “o ambiente estava impróprio para respiração”, foi pintado, os remédios vencidos retirados, além de ter sido feita a instalação de condicionadores de ar e a retirada dos móveis empilhados.

Sobre a marcenaria, ficou determinado a compra dos EPIs adequados e a instalação  de proteção nas máquinas no prazo de até 180 dias. Para a estrutura edificada, a Unir se comprometeu a manter o isolamento e providenciar a limpeza no local.

Segundo a Justiça do Trabalho, a universidade se comprometeu a apresentar o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

(Fonte: G1 - Rondônia)

Postar um comentário

0 Comentários