Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Vai a 91 o nº de mortos após tornado devastar região de Oklahoma City

Imagens aéreas mostram o estrago causado pelo tornado que passou por Moore, em Oklahoma, nos Estados Unidos. (Foto: Steve Gooch/AP)
(Foto: Steve Gooch / AP Photo).
O número de mortos provocados pela passagem devastadora de um tornado nesta segunda-feira (20), nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, chegou a 91, informou a porta-voz do Centro Médico de Oklahoma City, Amy Elliot. Entre os mortos, há pelo menos 20 crianças, a maioria de menos de 12 anos. De acordo com Amy Elliot, 145 pessoas, dentre elas 70 crianças, se fereriram e foram levadas para dois hospitais locais. 

Ainda segundo Amy, o número de mortos não é definitivo e pode aumentar, pois há feridos em estado grave e há desaparecidos entre escombros espalhados por toda a região, especialmente em Moore. O fenômeno destruiu duas escolas e centenas de casas, segundo as autoridades locais.


Estado de emergência

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência na região, o que abre a possibilidade de envio de ajuda federal aos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie. Obama também ordenou que cerca de 200 integrantes de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate em Oklahoma, informou a BBC. Obama deve falar sobre o incidente em pronunciamento às 11h de Brasília.


Uma das escolas atingidas foi a Briarwood Elementary School, que foi totalmente destruída pelos ventos e pela colisão de carros arremessados pelo tornado para cima do imóvel. Pelo menos sete crianças teriam morrido depois que a escola primária Plaza Towers ruiu. De acordo com a imprensa local, algumas crianças foram resgatadas, mas possivelmente muitas mais delas continuam sob os escombros.

Equipes de resgate seguem no local tentando localizar vítimas entre as ruínas das escolas. O serviço meteorológico nacional classificou a força do tornado como EF-4 na escala de magnitude dos fenômenos, o que significa ventos entre 260 e 320 quilômetros por hora, mais forte que um furacão de categoria cinco. A tormenta devastou a região, arrancando casas, levantando automóveis, e deixou um rastro de destroços em toda a região e um prédio em chamas. O fenômeno durou aproximadamente 40 minutos e percorreu 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.

Fonte: G1


Postar um comentário

0 Comentários