Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ABORDAGEM: Muitas doenças tem origem na boca



A boca é mais do que porta de entrada de alimentos para a subsistência humana, e funciona também como caminho inicial para muitas doenças, inclusive males graves que podem levar à morte. Entre os problemas que podem surgir a partir de uma infecção bucodentária estão reumatismo articular agudo, nefrite, artrite, gastrite e endocardite bacteriana.


De acordo com pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil 38% dos indivíduos portadores de endocardite bacteriana ou que morreram em consequência da doença tinham origem em infecções bucodentárias. Já a cárie e as periodontopatias – doenças dos tecidos que circundam os dentes (gengiva, ligamento, alvéolo-dentário e osso alveolar) –, são duas causas desencadeantes de doenças mais comuns que atingem a população. A disseminação se dá através da circulação sanguínea e, em alguns casos, pela deglutição de solução purulenta como, por exemplo no caso gastrite.

Grande parte das doenças sistêmicas tem origem nas infecções bucodentárias.  A endocardite, doença que acomete o coração e pode matar, é provocada pela bactéria Streptococcus viridans e 40% dos casos são originados tanto por infecções de dente ou de gengiva em mau estado quanto por manipulações de áreas infectadas para tratamento odontológico. “Essa bactéria faz parte da flora natural da boca, mas, se penetra na circulação, pode provocar uma bacteremia e causar endocardite. Isso ocorre principalmente em indivíduos portadores de lesões de válvula cardíaca e cardiopatias congênitas.

Por isso, dependendo da alteração cardíaca, o cirurgião dentista deve entrar em contato com o cardiologista para expor a necessidade do tratamento odontológico e se o momento é oportuno para a realização, diante do estado atual da doença. Este exemplo também serve para outras doenças sistêmicas que o paciente for portador. A boa saúde bucal também é fundamental para os diabéticos, pois uma infecção no local pode romper o equilíbrio do nível de açúcar do sangue, provocando, por exemplo, uma hipoglicemia que poderá trazer sérias conseqüências ao paciente.

Fonte: Publicado na revista Super Saudável - publicação bimestral da Yakult do Brasil
Edição nº 16 (nov/dez 2003), pág. 8-9.